Levantamento realizado pela NTC & Logística aponta um aumento de 1,7% nos casos de roubos de cargas no Brasil em 2021. Novas soluções devem ser buscadas
para mudar esse cenário em 2022!
O maior e mais recorrente problema encontrado atualmente no transporte de cargas pelo Brasil é o roubo de cargas. Muitas vezes, produtores e empresas de armazenagem são surpreendidos com o desaparecimento de cargas roubadas por quadrilhas, seja na estrada ou nos pontos de coleta e descarga.
Um levantamento feito pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística) aponta um aumento de 1,7% nos casos de roubos de cargas no país em 2021, totalizando um prejuízo financeiro de R$1,27 bilhão.
Ainda de acordo com a Associação, o número total de registros subiu de 14.150, em 2020, para 14.400 em 2021. O número ainda não ultrapassa a maior alta de registros já realizada, em 2017, onde houve 25.950 ocorrências.
Além disso, com base nas ocorrências analisadas, a região mais afetada é o Sudeste, com 82% dos casos de roubo de carga. Em seguida vem o Sul com 6,82%, Nordeste com 5,44%, Centro-Oeste com 3,66% e por último o Norte, com 1,42%.
Produtos mais visados por quadrilhas
Ainda segundo NTC & Logística, os dados realizados em rodovias e áreas urbanas estimam que os produtos mais visados por quadrilhas nos casos de roubo de cargas são:
• Produtos Alimentícios;
• Combustíveis;
• Produtos Farmacêuticos (principalmente analgésicos, antigripais, anti-hipertensivos e polivitamínicos);
• Autopeças;
• Têxteis e Confecções;
• Cigarros;
• Celulares e Eletroeletrônicos;
• Bebidas;
• Defensivos Agrícolas.
Para garantir a segurança das cargas, a contratação de seguros é um o método mais buscado no país para diminuir prejuízos causados pelo roubo de cargas. Porém, é preciso ir além disso! É necessário pensar em estratégias que evitem os casos de roubo e não somente em soluções que possam amenizar os danos.
Primeiramente é necessário que a empresa contratante tenha acesso às documentações do motorista e CNH para evitar a contratação de falsos caminhoneiros, profissionais despreparados e que não respeitam às leis de trânsito vigentes.
A empresa contratante deve ter contato com o caminhoneiro responsável pelo transporte da carga. Assim, é possível se antecipar aos problemas enfrentados pelo próprio motorista como também aqueles que ocorrem dentro dos pátios, realizando o reagendamento de entregas atrasadas e a antecipação de motoristas que já se encontram na região, de forma simples e direta.
Através de uma plataforma de agendamento, TSM, é possível ter controle dos motoristas agendados e efetuar o controle de entrada no pátio de espera.
Por fim, investir em uma plataforma de gestão logística é a melhor opção para quem busca ter todas essas soluções em um único lugar. E foi pensando nisso que surgiu o TSM Trizy: uma plataforma SAAS que otimiza os processos de carga e descarga, de forma rápida, simples e integrada.
Através da plataforma, os clientes podem:
Atualmente o TSM Trizy já possui mais de 2 milhões de agendamentos confirmados na plataforma, 14.000 agendamentos diários, 130.000 motoristas únicos que já utilizam a plataforma.
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