Roubo de cargas: como enfrentar esse problema nos pontos de coleta e descarga

Levantamento realizado pela NTC & Logística aponta um aumento de 1,7% nos casos de roubos de cargas no Brasil em 2021. Novas soluções devem ser buscadas
para mudar esse cenário em 2022!

O maior e mais recorrente problema encontrado atualmente no transporte de cargas pelo Brasil é o roubo de cargas. Muitas vezes, produtores e empresas de armazenagem são surpreendidos com o desaparecimento de cargas roubadas por quadrilhas, seja na estrada ou nos pontos de coleta e descarga.

Um levantamento feito pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística) aponta um aumento de 1,7% nos casos de roubos de cargas no país em 2021, totalizando um prejuízo financeiro de R$1,27 bilhão.  

Ainda de acordo com a Associação, o número total de registros subiu de 14.150, em 2020, para 14.400 em 2021. O número ainda não ultrapassa a maior alta de registros já realizada, em 2017, onde houve 25.950 ocorrências.  

Às regiões mais afetadas por roubos de cargas

Além disso, com base nas ocorrências analisadas, a região mais afetada é o Sudeste, com 82% dos casos de roubo de carga. Em seguida vem o Sul com 6,82%, Nordeste com 5,44%, Centro-Oeste com 3,66% e por último o Norte, com 1,42%.

Produtos mais visados por quadrilhas

Ainda segundo NTC & Logística, os dados realizados em rodovias e áreas urbanas estimam que os produtos mais visados por quadrilhas nos casos de roubo de cargas são:

• Produtos Alimentícios;
• Combustíveis;
• Produtos Farmacêuticos (principalmente analgésicos, antigripais, anti-hipertensivos e polivitamínicos);
• Autopeças;
• Têxteis e Confecções;
• Cigarros;
• Celulares e Eletroeletrônicos;
• Bebidas;
• Defensivos Agrícolas.

Novas soluções devem ser buscadas por terminais, armazéns e centros de distribuição de cargas

Para garantir a segurança das cargas, a contratação de seguros é um o método mais buscado no país para diminuir prejuízos causados pelo roubo de cargas. Porém, é preciso ir além disso! É necessário pensar em estratégias que evitem os casos de roubo e não somente em soluções que possam amenizar os danos.

Entre às soluções destacamos:

Verificação do motorista autônomo ou contratado por transportadoras

Primeiramente é necessário que a empresa contratante tenha acesso às documentações do motorista e CNH para evitar a contratação de falsos caminhoneiros, profissionais despreparados e que não respeitam às leis de trânsito vigentes.  

Comunicação entre motoristas e central de monitoramento facilitada

A empresa contratante deve ter contato com o caminhoneiro responsável pelo transporte da carga. Assim, é possível se antecipar aos problemas enfrentados pelo próprio motorista como também aqueles que ocorrem dentro dos pátios, realizando o reagendamento de entregas atrasadas e a antecipação de motoristas que já se encontram na região, de forma simples e direta.

Gestão de pátio:

Através de uma plataforma de agendamento, TSM, é possível ter controle dos motoristas agendados e efetuar o controle de entrada no pátio de espera.

Por fim, investir em uma plataforma de gestão logística é a melhor opção para quem busca ter todas essas soluções em um único lugar. E foi pensando nisso que surgiu o TSM Trizy: uma plataforma SAAS que otimiza os processos de carga e descarga, de forma rápida, simples e integrada.  

Através da plataforma, os clientes podem:

  • Realizar a gestão de Grade de Operação;
  • Conferir todo o processo de gestão e negociação de cotas on-line, o que garante a otimização do pátio e eliminar filas;
  • Acompanhar os agendamentos;
  • Controlar status da operação;
  • Alertar inconsistências da operação;
  • Antecipar cargas e muitos outros benefícios.

Atualmente o TSM Trizy já possui mais de 2 milhões de agendamentos confirmados na plataforma, 14.000 agendamentos diários, 130.000 motoristas únicos que já utilizam a plataforma.  

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