Uma parceria de negócios vai além do agendamento de carga e descarga; ela envolve um trabalho conjunto de dados concretos que tem o objetivo de melhorar cada vez mais os processos logísticos. Assim é a relação entre a Trizy e a Emal mineração, que a mais de dois anos constroem uma parceria que tem como objetivo melhorar cada vez mais os processos de logística de transporte.
A EMAL utiliza principalmente a plataforma de Agendamento de Carga da TRIZY, além de ser sempre uma impulsionadora do desenvolvimento de novos módulos.
Tudo começou o inconformismo do Diretor Comercial Carlos Culturato, ele estava decidido a acabar com uma das principais dores da operação logística de transporte: as filas em frente à sede.
“O primeiro grande problema que a gente tinha eram as filas na porta das nossas indústrias que chegavam a 100-200 caminhões e nós precisávamos ficar administrando isso sem controle nenhum. E o segundo era a questão da previsibilidade, a gente ficava no escuro e não conseguia se programar”.
Carlos conta que já conhecia a Trizy através de parceiros do agro que já trabalhavam com a solução e que recomendaram o software por conta da facilidade de implantação e pelo reconhecimento no meio.
“Eu fui atrás de parceiros do agro e transportadores para entender qual era a empresa de tecnologia em logística que eles já sabiam utilizar e que me traria uma certa facilidade na hora implantação”.
A partir disso, o Diretor teve a oportunidade de conhecer o TSM (agendamento de carga) e percebeu que a plataforma poderia trazer mais modernização aos processos de carga e descarga da EMAL, reduzindo os custos de transporte e tornando-os mais seguros.
“A minha ideia sempre foi diminuir o “trauma” que uma implantação logística poderia causar aos colaboradores e parceiros da nossa indústria. Quando percebi que a mesma solução já era bastante usada no meio agro, não tive mais dúvidas de que a Trizy seria a escolha certa naquele momento”.
A parceria entre a Trizy e a EMAL Mineração foi uma excelente forma de aumentar a produtividade da indústria, oferecendo maior segurança e reduzindo os custos de estadia. Esta parceria tem se mostrado extremamente benéfica para ambas as partes, pois permitiu que a mineradora alcançasse seus objetivos de forma mais rápida e eficaz.
O nome pareceu conhecido? Pois bem, cliente desde 2021, a EMAL é uma das maiores empresas de produção de calcário agrícola do Brasil. Seus motoristas passaram por um treinamento para utilizar o aplicativo de logística em agendamento de carga e descarga e até os menos familiarizados com tecnologia passaram a apresentam bons resultados.
A justificativa da empresa é a união entre praticidade e facilidade de uso que a plataforma do agendamento Trizy oferece. A EMAL busca desenvolver e implementar sistemas de logística para otimizar a gestão de seus processos de transporte, segurança e gerenciamento de carga. Dessa forma, a empresa conta com a Trizy para fornecer um serviço de qualidade aos seus clientes transportadores.
“O agendamento Trizy ajudou no que a gente buscava. Ele diminuiu as filas, o tempo de espera de motoristas no meu pátio e trouxe uma maior organização e previsibilidade do que eu iria carregar, evitando assim setup desnecessários ou gastando mais tempo de setup para a mudança de produção”.
O sistema oferece recursos específicos para que os motoristas possam agendar suas cargas e descargas e para que a empresa possa conferir documentos, rastrear suas cargas e ter acesso a informações importantes de seus clientes. Além disso, o TSM agendamento possibilita que a EMAL obtenha informações em tempo real sobre o fluxo de cargas, o que resulta em mais previsibilidade durante a operação.
Com o suporte da Trizy, a EMAL consegue identificar rapidamente problemas e otimizar o fluxo de operações. No mais, a EMAL está satisfeita com o serviço que a Trizy oferece. De acordo com o Diretor Comercial, a empresa acredita que o uso da plataforma ajudou a otimizar processos, reduzir custos e melhorar o atendimento ao cliente, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da mesma.
Com essa solução, a empresa obtém uma visão global e completa das operações, bem como a capacidade de identificar oportunidades de melhoria.
Além disso, o sistema automatiza o processo de gestão de operações logísticas agrícolas de diversos segmentos, pois oferece ferramentas para a gestão das ordens de serviço, programação de cargas, controle de qualidade e monitoramento do fluxo de carga e descarga nos pátios.
É possível integrar facilmente nossa solução com outras plataformas, minimizando assim os custos e a extensão dos processos.
A Trizy iniciou a inserção de dados no sistema das 4 primeiras unidades da EMAL em junho de 2021, mas a implantação TSM foi iniciada em meados de julho de 2021. Para a última unidade (RP), começamos a alimentar os dados no sistema em outubro de 2021, com início de movimentações em novembro de 2021.
As unidades onde foram realizadas a implantação do sistema foram:
Segundo João Mikulis (desenvolvedor/supervisor responsável) surgiram alguns desafios por conta de algumas integrações no projeto, mas com a colaboração de toda a equipe, todos esses percalços foram superados.
“Os maiores desafios do projeto foram em relação as integrações, onde dados de clientes e transportadoras, que atuam com a EMAL, eram alimentados automaticamente e deveriam ser direcionadas de forma assertiva. Foram alguns meses para estabilizar as integrações, e tivemos que realizar alguns suportes pontuais”.
Em dezembro de 2021, já havíamos concluído a total implantação do sistema, o que significa que todas as unidades estavam operando com a solução de gestão de pátio logístico. Neste mês, ainda realizamos ações de treinamento para todos os operadores, para que eles pudessem trabalhar de forma otimizada com a plataforma.
Após a realização de toda a implantação e todo o treinamento dos colaboradores que fazem a alimentação do sistema, a EMAL conseguiu toda a credibilidade desejada nas informações e na segurança dos relatórios de análise.
De acordo com Carlos, a implantação do software de agendamento de carga permitiu que os colaboradores da indústria pudessem planejar e organizar melhor o seu trabalho, permitindo-lhes ter uma visão mais abrangente sobre a operação.
“Toda mudança que você faz e que implica diretamente no trabalho dos seus colaboradores, traz uma série de desafios e barreiras, seja pela cultura ou pela falta de costume com a tecnologia. Então muitos colaboradores tiveram um pouco de “resistência” no início, mas hoje eles não só entendem, como já tiveram a prova que o sistema de agendamento facilita, organiza e traz mais segurança ao trabalho deles”, relata.
Com a solução, a empresa passou a ter controle de fluxo de entrada e saída e todos os dados são disparados automaticamente. As informações são obtidas a partir de acesso simplificado ao sistema, onde os gestores têm em mãos o histórico de movimentação da carga que também são propostos para dar mais visibilidade a toda operação.
Reduzir de 200 para 0 caminhões em frente a indústria é o resultado mais significativo, segundo Carlos. Antes da solução, a empresa não tinha nenhuma previsibilidade sobre o número de caminhões que chegariam diariamente.
Com início da implantação, o Trizy passou a ser a plataforma oficial dos agendamentos das cargas na indústria. A operação toda fica online, com localização dos veículos em tempo real, que pode ser acessada pela empresa e pelo cliente. É possível, por exemplo, saber previamente de um atraso e reposicionar um motorista que esteja mais próximo, as chamadas janelas dinâmicas.
Com essa nova ferramenta, a EMAL passou a obter um melhor controle e visibilidade sobre os processos logísticos, aumentando a produtividade e a eficiência. Além disso, permitiu que os motoristas/ transportadores obtivessem melhores previsões de tempo de viagem com mais precisão, reduzindo a fila de espera de 2 dias, para somente algumas horas.
“Hoje a única fila que temos é virtual, nossa operação é toda automatizada e claro que isso traz inúmeros benefícios para ambas as partes. Nós podemos nos programar e o caminhoneiro também”, conclui.
Em colaboração com a Trizy a EMAL tem 10.606 motoristas que usam a plataforma e já realizou mais de 112.400 agendamentos e agora tem mais visibilidade sobre a operação e indicadores-chave para tomadas de decisão, o tempo de espera dos motoristas foi reduzido significativamente.
Veja também: Baixe nosso e-book de cases clicando AQUI
Essa parceria prova que mesmo em um cenário considerado “caótico”, é possível implementar ações de gestão bem-sucedidas. Conheça essa e mais algumas soluções em gestão e controle da logística que maximizaram custos e otimizaram ainda mais o tempo de operação através do Trizy e transforme seu projeto em um case de sucesso também!
Agende uma simulação AQUI
Veja também:
Trizy Talks #04 - MARTINI MEAT: Redução de Tempo Operacional com a Trizy