Para cotação, negociação, contratação e gestão de fretes a logística é o elo que atua diretamente na facilitação da contratação do serviço, além de ajudar a reduzir custos e otimizar o processo.
A logística no agronegócio se tornou um grande diferencial competitivo que vem auxiliando gestores e empresários na melhoria da cadeia de produção, permitindo que algumas empresas se destaquem perante a concorrência.
A partir disso, cada vez mais as empresas vêm envolvendo um olhar mais estratégico sobre seus processos logísticos com o intuito de integrar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade.
No artigo de hoje nós vamos te ajudar a entender como as operações logísticas podem auxiliar o segmento do agronegócio a alcançar o topo do mercado. Então confira!
Quando se fala em logística no agronegócio o foco geralmente está no transporte de cargas, porém a logística abrange muitos outros processos como armazenagem, planejamento estratégico, gestão de estoque, entre outros.
De forma geral, o processo logístico atua como um “elo” que oferece todo o suporte para a cadeia produtiva, permitindo que os produtos saiam do estoque e cheguem ao consumidor.
Além de se conectarem, os processos logísticos se integram as empresas e contribuem para que os resultados sejam otimizados (independente do porte da empresa ou segmento em que atua).
Sendo assim, mesmo quando consideramos o transporte de cargas, percebemos que existem variados tipos de cargas com características próprias e que precisam de modos de operação e armazenamento muito específicos.
A partir disso, vamos falar sobre alguns fatores que tornam a logística no agronegócio possível. Continue lendo!
Antes de pensarmos no posicionamento estratégico de logística no agronegócio, precisamos compreender duas questões, a primeira é sobre os desafios e a segunda é sobre as oportunidades do setor agrícola e agropecuário.
Nesse sentido, a logística serve como um dos componentes desse cenário. Ela é a responsável por fazer com que todos os insumos cheguem à mesa dos consumidores de forma ágil e com suas propriedades preservadas.
É preciso alinhar os processos logísticos de forma que permitam que as empresas alcancem os melhores resultados possíveis e com maior economia de recursos.
Dessa forma, implantar um sistema logístico a partir de uma estratégia, é fundamental para integrar três processos essenciais para o agronegócio: a logística de suprimentos, o apoio à produção e a distribuição.
Quando essas três áreas atuam de forma coordenada, as empresas estão “prontas” para integrar a logística em seus processos. A partir disso, será possível alavancar a qualidade dos produtos e garantir melhores resultados.
Para entender melhor esse contexto, falaremos sobre cada um desses processos de maneira mais detalhada. Confira!
Atualmente um dos maiores desafios do agronegócio é fazer toda a gestão de insumos necessários para a sua produção, de forma que haja economia de recursos e eficiência na operação.
Dessa maneira, o objetivo da logística de suprimentos é diminuir os custos de produção e comercialização, considerando o processo desde o carregamento da carga até os prazos exigidos pelas empresas agropecuárias a fim de manter a produtividade em alta.
Esse ciclo é composto por fases que vão desde a execução, controle da armazenagem e movimentação dos suprimentos dos fornecedores até a entrega a seus clientes, atendendo sempre as demandas do mercado.
O controle de estoque a rotatividade de produtos são dois processos essenciais e que permitem que as empresas aproveitem todas as oportunidades de negócio sem sofrerem prejuízos durante a operação.
A partir disso, a logística no agronegócio busca alinhar a operação de armazenagem para garantir a disponibilidade de produtos em todas as épocas do ano.
Para que tal objetivo seja possível, o investimento em softwares de gestão e demais ferramentas tecnológicas desenvolvidas especialmente para o setor logístico torna-se um ótimo aliado para as empresas que querem alcançar os melhores resultados.
No agronegócio, as operações de transporte e entrega dos produtos estão sujeitas a diferentes necessidades, como a perecibilidade, a fragilidade e a sazonalidade da colheita.
Por conta disso, a logística desse segmento deve ser capaz de promover as condições ideais de armazenamento, sem esquecer de outros fatores como temperatura dos ambientes, umidade e qual embalagem será utilizada.
Dessa forma, contar com a parceria de transportadoras pode ser uma boa, já que elas podem fazer toda a diferença na hora de realizar entregas com qualidade e dentro do prazo estabelecido.
Por fim, fica claro que é necessário buscar constantemente a atualização das práticas acompanhando às principais tendências no meio logística de transporte de cargas.
Através disso, é possível criar uma rotina de operações focada no emprego qualificado da tecnologia, padronizar as práticas e evitar problemas no durante o processo.
Sempre existe algo que foge do controle e impede que a gestão de carregamento ocorra como planejado, o que também torna a gestão um caos.
Investir em um sistema de agendamento de carga e descarga evita falhas e facilita todo o seu processo de operação.
O TSM Trizy ajuda na gestão de pátios e na previsibilidade de carga e descarga de evitando filas atrasos e pagamento de gastos com estadia.
Clique AQUI e conheça nossas soluções.
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!!
Veja também: