As filas de espera nos pátios podem gerar danos e prejuízos para as empresas, como o pagamento de estadias e os atrasos em entregas, além de trazerem insatisfação para funcionários, caminhoneiros e clientes.
A sigla FIFO - First In, First Out significa: Primeiro a chegar, primeiro a sair, e representa como são organizadas as filas em diversos setores no Brasil, inclusive dentro de alguns armazéns que trabalham com carga e descarga, ou seja, o primeiro caminhão a chegar é também o primeiro a fazer sua coleta ou descarga e sair.
O método comentado acima apesar de simples, pode causar muita dor de cabeça para as empresas, isso por conta das filas! Atualmente, as filas dentro de armazéns e até em estradas (quando a capacidade do pátio é pequena perto do número de caminhões que chegam a cada hora).
A seguir veja quais são as maiores responsáveis por problemas e prejuízos no transporte rodoviário de cargas:
Com a Lei número 13.103/15, foi decretado que o prazo para carga e descarga de veículo de transporte rodoviário de cargas deverá ser no máximo 5 horas, contadas a partir da chegada do veículo ao endereço de destino. Excedendo esse prazo, fica por responsabilidade da empresa contratante o pagamento de R$2,12 (dois reais e doze centavos) por tonelada/hora ou fração multiplicado pela capacidade de carga do veículo ao caminhoneiro.
É bem lógico o raciocínio para entender esse problema. Se o caminhão demorar para fazer a coleta da carga, irá atrasar para realizar a descarga da mesma, afetando diretamente o cliente.
Além dos prejuízos citados, podemos ver dentro de pátios onde não há uma gestão de cargas eficiente, vários funcionários ociosos, esperando por fornecedores em atraso, falta do controle de chegada de caminhões e outros desvios de processo.
Antes de buscar qualquer solução, é necessário conhecer sua operação a fundo, levando em consideração suas particularidades e qualquer variável que possa ocorrer dentro do processo.
Dado o primeiro passo, será imprescindível para o seu negócio estar atualizado em relação às novas tecnologias! Está claro que as empresas que não buscam investir em softwares voltados para gestão, em pouco tempo se verão para trás de suas concorrentes.
Atualmente, existem plataformas capazes de organizar todo o processo de agendamento de veículos de transporte de cargas, capazes ainda de integrar e planejar o fluxo junto de seus clientes e transportadoras.
E foi pensando nisso, que surgiu o TSM Trizy, uma plataforma SAAS focada no agendamento e organização do processo logístico de coleta e descarga dentro de terminais, de forma rápida, simples e integrada.
Com o TSM Trizy é possível ter um controle mais preciso na gestão de grade de operações, acompanhando agendamentos e antecipando cargas próximas quando houver a possibilidade.
Além disso, a comunicação com o caminhoneiro responsável pela carga fica facilitada através do APP Trizy.
Além disso, dentre outras soluções TSM Trizy estão:
-Processo de gestão e negociação de cota on-line;
-Comunicação facilitada com motoristas e transportadoras;
-Controle de Status de Operação;
-Alertas de Inconsistências de operação;
-Registro de chegada por geolocalização com APP Trizy;
-Alerta de Risco de Estadia;
-Equipe de suporte 24h/7 dias.
Atualmente o TSM Trizy possui:
+2 milhões de agendamentos confirmados na plataforma;
+14.000 agendamentos diários;
+130.000 motoristas únicos que já utilizaram a plataforma de agendamentos.
O TSM Trizy é 100% alinhado com a LGPD e com sistema de governança e segurança!
É através de uma plataforma como o TSM Trizy que será possível evitar filas de caminhões dentro do seu pátio e atrasos nas entregas, otimizando processos e mantendo seus clientes, funcionários e parceiros satisfeitos!
Clique AQUI para entrar em contato conosco.
Gostou desse artigo ? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também:
Otimize a sua operação logística: Veja como o agendamento Trizy pode te ajudar