Agendamento de carga e descarga: saiba como otimizar a sua operação

O trabalho logístico de carga e descarga normalmente gera grandes filas de espera, tempo ocioso, atrasos imprevisíveis e falhas de processo quando não bem planejado. Saiba como acabar com esses problemas.  

Uma das características mais importantes da logística de carga é a qualidade na execução de processos.

Dentre tantas tarefas que precisam ser elaboradas e executadas para cumprir o ciclo completo de transportes há itens bastante específicos que merecem sua atenção.

Duas dessas atividades está o agendamento de carga e descarga. Ele envolve todo o controle do fluxo e das solicitações atendidas por uma transportadora.  

Pensando em te auxiliar para uma excelente execução dessa função, no blog de hoje vamos falar sobre o planejamento aos processos, e como fazer com que o agendamento de carga e descarga seja feito com eficiência. Então confira!

O que é o agendamento de carga e descarga?

A rotina de qualquer empresa, independente do segmento, envolve muitos desafios. Organizar todos os processos para que ocorram com qualidade significa entender sobre o que se trata essa atividade e como desempenhá-la.

Já é de conhecimento que filas de veículos para essa atividade não é incomum e pode gerar prejuízos aos motoristas, transportadoras e até mesmo perda de mercadorias.

O agendamento de carga e descarga trata-se da organização de entrada e saída de veículos dentro de um determinado espaço com a finalidade de transição de mercadorias.

Sendo assim, a logística fica responsável por monitorar toda essa operação para que ocorra de forma eficiente e organizada.  

Além disso, o objetivo do agendamento de carga e descarga é organizar todo esse fluxo de veículos e mercadorias para que não haja erros. Isso contribui para que problemas que possam atrasar os processos sejam evitados.

Lei 13.103/15

Desde 2015 está em vigor a Lei Nº 13.103 que determina que o prazo máximo que um veículo pode executar o processo de carga e descarga é de até cinco horas, contabilizadas a partir do momento em que o motorista chega ao seu destino.

Caso essa norma não seja cumprida dentro do prazo estipulado o contratante deve pagar uma multa que equivale a R$ 1,38 por tonelada/hora ou fração, ao Transportador Autônomo de Cargas (TAC) ou à Empresa de Transporte Rodoviário De Cargas (ETC).  

A questão do agendamento de carga e descarga deve significar uma etapa importante também para a boa gestão do seu negócio e qualidade do seu serviço.

Controle de horário do agendamento de carga e descarga: como fazer?

Partindo para a parte prática do processo, vamos falar sobre como implantar essa operação na sua empresa.

Primeiramente, é importante fazer uma avaliação sobre o dia a dia da empresa, levando em conta questões culturais dos colaboradores.

Com isso, o primeiro passo é analisar todas as necessidades que o seu negócio está clamando e atribuir valores a essas etapas a serem instituídas.

Posteriormente, tente entender como funciona o seu processo de carga e descarga diário, se está sendo executado de forma organizada e se o seu fluxo é transparente de ponta a ponta na empresa.  

Agora vamos listar algumas dicas para você executar com mais sucesso o processo de carga e descarga de mercadorias:

  1. Tenha um bom planejamento

Organizar o fluxo de operação por etapas irá facilitar a organização dos processos importantes do dia a dia. Através do planejamento será possível

  • Integrar as etapas de ponta a ponta;
  • Fazer uma gestão mais detalhada da rotina da empresa;
  • Ter acesso a informações e dados que podem a qualidade do serviço;
  • Prevenir erros e possíveis problemas.

Fazer um planejamento dentro do agendamento de carga e descarga significa atribuir horários para cada veículo da sua frota operar nesse processo, evitando filas e concentração nos espaços dessa tarefa.

  1. Escolha o veículo certo

Do mesmo modo que nem todo veículo compota algum tipo de carga, nem toda a carga pode ser transportada em qualquer espaço. Por conta disso é extremamente importante avaliar qual o veículo ideal para cada tipo de produto que você precisa entregar.  

Essa tarefa vai ajudá-lo a evitar possíveis prejuízos durante toda a trajetória do veículo, seja na estrada ou no seu manuseio entre a carga e descarga.  

  1. Invista na qualidade da sua equipe

Não adianta, por exemplo, investir em implementar processos totalmente digitais e não engajar todos os envolvidos na execução para operar com sabedoria e dedicação.

Faça treinamentos com suas equipes, tanto no administrativo, quanto no operacional. Dessa maneira nenhuma etapa será perdida e, consequentemente, a qualidade do produto será mantida.

Agendamento de carga e descarga: conclusão

Como tratado nesse artigo, o planejamento é o pronto mais importante dentro do agendamento de carga e descarga. Faça isso sem esquecer de levar em conta a realidade da sua empresa, invista em um tempo para aprimorar seus processos e relacione-se com mais tranquilidade ao seu ciclo logístico.  

TSM Trizy:

O trabalho logístico de carga e descarga normalmente gera grandes filas de espera, tempo ocioso, atrasos imprevisíveis e falhas de processo.  

Investir em um sistema de agendamento de carga e descarga evita falhas e facilita todo o seu processo de operação. Evitando problemas e reduzindo problemas com atrasos, filas e imprevistos.  

 

Conheça o Agendamento Trizy e garanta uma solução segura completa clicando AQUI

Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!

Veja também:

Fretes e cargas no agronegócio: entenda a importância da logística para este segmento

Voltar
@Copyright 2022 - Trizy - Todos os direitos reservados. Sinlog Tecnologia em Logística S.A.
CNPJ 28.556.723/0001-90 | Rua Ricardo Lustosa Ribas, nº 651 - Estrela. Ponta Grossa/PR. CEP 84040-140.