Todos sabem que para o bom funcionamento de uma empresa é fundamental que a sua gestão seja cada vez mais profissionalizada a fim de que custos sejam reduzidos e para que haja mais produtividade e otimização de tempo.
Para isso, a logística tem um papel estratégico, independente do segmento, visando todos esses pontos citados acima além de fazer uma análise de custos logísticos bem detalhado.
Pensando nisso, no blog de hoje vamos falar sobre a importância dessa ação e como geri-la. Então confira e boa leitura!
A gestão de custos é extremamente importante para que se tenha ciência sobre gastos de operação e o quanto isso representa no final das contas. A partir disso, se torna possível analisar com precisão quais gastos podem ser reduzidos e como aumentar a eficiência do processo a fim de adquirir mais lucros.
Além disso, a gestão de custos possibilita tomadas de decisão de forma mais rápida, certeira e com dados mais concretos.
Uma boa estratégia de gestão de custos auxilia para o aumento da produtividade, otimização de tempo e redução de gastos, além de ser primordial para que as empresas aumentarem seu índice de lucratividade.
O processo logístico envolve uma cadeia de suprimentos que tem relação a movimentação de produtos durante todo o processo de produção e distribuição. Esse processo pode variar de acordo com o segmento em que está inserido, podendo representar dispêndios maiores ou menores.
Alguns, no entanto, costumam ser comuns. A seguir, vamos listar os principais. Confira!
Os custos com estoque e armazenagem vão desde a compra de matéria prima com fornecedores até a manutenção com estoque que requer mão de obra, controle de entradas e saídas, impostos etc.
Nesse sentido a tecnologia é uma grande aliada pois através de softwares de gestão integrada podem evitar perdas de produtos e prazos de validade vencidos.
Um bom sistema traz mais agilidade à logística, contribuindo para o cumprimento correto dos prazos.
A embalagem não é um recurso utilizado somente para causar reconhecimento da marca, mas deve ser muito bem estudada para ser o mais segura possível a fim de evitar estrago e deterioração.
Além disso, o tamanho e o peso que serão ocupados no veículo devem ser calculados para determinar o valor do frete.
Por conta disso, a embalagem é um ponto que interfere consideravelmente nos custos com logística, pois pode aumentar o peso da carga para determinado descolamento.
No geral, os custos com transporte podem ser os mais significativos durante a operação de uma empresa, principalmente se esta tiver sua própria frota.
Além disso, eles envolvem compra de veículo apropriado, manutenção, depreciação, seguro, combustível etc. Nesse sentido, terceirizar o transporte pode ser uma boa opção.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral sobre Custos Logísticos no Brasil em 2015, o transporte de longa distância equivale certa de 50% dos custos com logística.
O estudo também apontou que os problemas das rodovias, como buracos, falta de manutenções, entre outros gargalos, podem impactar negativamente nos custos da logística.
Os tributos com compra de materiais, produção, transporte e mão de obra, podem pesar bastante para a empresa.
Para evitar recolhimentos desnecessários, o planejamento tributário é um excelente aliado. Trata-se de uma iniciativa que auxilia na gestão, trazendo mais segurança operacional e administrativa.
Para que as entregas sejam rápidas e eficientes, é necessário contar com ferramentas tecnológicas para otimizar esse processo e reduzir a probabilidade de erros.
Atualmente, as empresas que não contam com softwares de gestão estão ficando ultrapassadas e podem estar perdendo para a concorrência.
Um bom planejamento logístico sempre deve levar em conta os gastos operacionais, incluindo custos fixos, como por exemplo aluguel e equipamentos, e variáveis, como seguros e mão de obra.
O gasto com mão de obra deve ser despendido ao longo do processo logístico desde a compra de insumos, passando pelo gerenciamento do estoque, até a entrega do produto para o cliente final.
O cálculo de custo da logística passa primeiramente pelo planejamento estratégico. Por conta disso, é de extrema importância que os gestores da empresa realizem uma avaliação global de todos os custos, analisando cada item que pode interferir na logística.
Depois de identificar todos os custos com logística, será possível identificar qual é o peso de cada um deles durante toda a operação para pôr fim entender como administrá-los para maximizar os resultados.
Dessa forma, o gestor conseguirá criar planilhas que auxiliem na diminuição dos custos logísticos, sem afetar a qualidade do transporte. Veja algumas dicas que selecionamos especialmente para você!
O TSM é um software utilizado para simplificar o gerenciamento e facilitar a tomada de decisões referentes ao transporte e à logística de empresas.
Em uma operação logística cada segundo é extremamente valioso, isso porque quanto maior o controle, menor é a probabilidade de erros e imprevistos.
Por conta disso, a gestão de pátio do agendamento Trizy é uma grande aliada na hora de solucionar problemas e otimizar as operações.
Por fim, é de extrema importância que toda empresa faça uma análise de custos logísticos a fim de diminuir os gastos da empresa sem afetar a qualidade do serviço prestado. Com isso se mantém o nível de competitividade e melhora no faturamento.
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!